Modalidade de ensino: Séries iniciais do ensino fundamental.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
§ Interagir com diversos tipos de textos
de forma lúdica, dinâmica e reflexiva.
§ Refletir acerca da leitura e escrita
avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
§ Conhecer algumas poesias infantis de Vinícius
de Moraes.
§ Estimular a sensibilidade e criatividade.
§ Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor.
§ Despertar o gosto e o prazer pela leitura .
§ Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio
do computador.
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
§ O que os alunos sabem em relação a leitura e
escrita.
§ O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
§ As características individuais dos alunos
(pré-silábico, silábico e alfabético).
Estratégias e recursos da aula
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a
história de Noé ou exibir vídeo da história em DVD, e em seguida listar ,no
quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis animais que poderiam ter
entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e trabalhar com
os seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa
atividade formando agrupamentos produtivos(duplas) de acordo com o
nível de cada aluno. Atenção professor: Utilize o alfabeto móvel para
montar as palavras com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo
que façam reflexões sobre a escrita sob sua intervenção.
Apresentar aos alunos o livro A
ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar algumas informações na capa:
ilustração, conteúdo, editora e autor, etc. Aproveite e fale um pouco
sobre o poeta Vinícius de Moraes.
ATIVIDADE 1 - Poema: O PATO
O professor deverá escrever
(previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO
PATETA e em seguida afixá-la na parede da sala, em local visível
e acessível, para realizar a leitura junto com os alunos. Na sequência o
professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música do poema
e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o poema do
Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
§ Alfabéticos: escreverem a música de cor.
§ Pré-silábicos e silábicos : fazerem
lista de animais com a letra P utilizando o alfabeto móvel.
§ Trabalhar versos, estrofes e rimas.
§ Todos deverão ilustrar o poema.
§ O professor poderá assumir o papel de escriba e escrever
no quadro, com a ajuda dos alunos, um texto
narrativo sobre o pato .
§ Utilizar o poema como quebra-cabeça para
que os alunos possam colocar os versos e palavras na
seqüência correta.
§ Disponibilizar o poema xerocado em forma de texto
lacunado para ser preenchido com palavras que faltam.
Mas atenção:
Alunos pré-silábicos e silábicos disponibilizar um banco de palavras para
realizar esta atividade.
CD Arca de Noé
Exemplo de texto lacunado:
O Pato (Vinícius de Moraes)
Lá vem o
..................
Pata
..................,
pata
........................
La vem o
......................
Para ver o que
é que há.
O Pato .............................
Pintou o ........................
Surrou a ........................
Bateu no .........................
Pulou do .........................
No pé do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................
ATIVIDADE 2 - Poema : A PULGA
A Pulga
Vinícius de Moraes
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wedersehen
Para trabalhar o poema A
PULGA, o professor deverá utilizar a mesma sequência de
trabalho
desenvolvida no poema O PATO :
§ Escrever o poema em papel pardo, fixar o cartaz na
parede, fazer leitura coletiva e individual.
§ Cantar o poema com os alunos.
§ Trabalhar com lista de palavras (animais nocivos ao
homem).
§ Trabalhar a escrita dos números de 1 a 10.
§ Os alunos alfabéticos devem escrever o texto de cor
e os pré-silábicos e
silábicos utilizar alfabeto móvel para montar
palavras do poema.
§ Ilustrar o poema.
§ Trabalhar com lista de palavras no diminutivo (nh)
.
§ Aproveitar o tema e trabalhar com anúncios ( texto
informativo )
sobre orientações para a prevenção de doenças transmitidas por
animais (raiva, calazar, etc).
§ Fazer, coletivamente, uma lista de cuidados que
devemos ter com nossos bichinhos de estimação.
ATIVIDADE 3 - Poema: A CASA
A Casa
Vinícius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na
sala de aula.
Levar CD com a música do poema e cantar com os alunos.
§ Ilustrar o poema.
§ Trabalhar versos, rima e estrofes.
§ Fazer leitura coletiva do poema com os alunos e
pedir que identifiquem, no cartaz, algumas palavras .
Exemplo: Ana,
onde está a palavra CASA no poema do Vinícius? Venha até aqui a frente
identificar no cartaz.
Muito bem! Com que letra começa a palavra CASA turma?
Quantas letras tem a palavra CASA? Vamos contar juntos? Quantos
pedacinhos(sílabas) tem essa palavra? Vamos contar nas palminhas? CA-SA
...muito bem, dois pedacinhos (duas sílabas). Que outras palavras vocês conhecem
iniciam com essa mesma letra? Vamos escrever uma lista de palavras que iniciem
com a letra C?
Professor, faça outras perguntas
desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe que esse tipo de
atividade fará com que o aluno pré-silábico e silábico reflita
acerca da leitura e escrita avançando assim nas suas hipóteses sobre o
sistema alfabético.
O poema A CASA poderá
ser aproveitado também para trabalhar conceito de família .Os
alunos poderão pesquisar sua árvore genealógica, fazer dobraduras em origami de
casa, e pesquisar seus endereços com os pais.Identificar tipos de
moradias diferentes e listar os materiais usados para se construir uma
casa. Na sequência pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde
moram. Utilizar o texto de um aluno silábico-alfabético e realizar correção
coletiva, sem identificar o nome do autor.
Origami CASA
ATIVIDADE 4 - Poema: O RELÓGIO
O Relógio
Vinícius de Moraes
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
§ Fazer leitura coletiva do poema fixado na parede da
sala.
§ Cantar o poema (utilizar CD) .
§ Escrever lista de palavras com R.
§ Fazer lista dos dias da semana e dos meses do ano (
professor, leia depois cada
palavra com os alunos, identifique meses que
começam
com a mesma letra , que tem o mesmo número de sílabas,
identifique o
mês em que os alunos fazem aniversário, etc. Faça o mesmo com os dias da
semana).
§ Montar calendário,identificando os feriados , dias
úteis da semana e finais de semana.
ATIVIDADE 5 - Poema: A FOCA
A Foca
Vinícius de Moraes
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!
§ Assim como os outros poemas este também deverá ser
escrito no cartaz e afixado em sala de aula.
§ Fazer leitura coletiva do poema.
§ Cantar o poema com os alunos.
§ Ilustrar o poema.
§ Escrever lista de palavras que iniciam com a letra
F.
§ Escrever texto coletivo ( professor assume o papel
de escriba) sobre a foca ou outros
animais que vivem no circo.
OBSERVAÇÕES:
§ Como forma de estimular mais ainda a leitura ,
convide algumas mães para
participar do projeto lendo poemas de outros autores
para as crianças ,
tornando-se, assim, um momento especial para
os filhos.
§ Em todas as etapas do projeto devem ser realizadas
atividades diversificadas
de aprendizagem problematizadoras e desafiadoras
que
levem os alunos a refletirem acerca da leitura e escrita.
§ Use o barbante e massinha para
modelar a grafia correta das letras
sempre relacionando-as com a escrita
de palavras (alunos pré-silábicos ) .
§ Realize atividades em dupla considerando os níveis
de aprendizagem próximos dos
alunos em relação a leitura e escrita.
§ Aproveite para colocar em ordem alfabética as
palavras escritas nas listas.
§ Realize atividades de cruzadinhas envolvendo
adivinhações sobre os animais.
§ Peça que recortem e colem letras e jornais ou
revistas para montarem palavras no caderno.
§ Brinque de Bingo com nomes de animais e objetos.
§ Utilize o alfabeto móvel para construir frases
relacionadas aos poemas.
§ Promova Jogos de sílabas e letras .
§ Faça auto ditado utilizando gravuras com as
palavras dos poemas .
§ Estimule a escrita dos poemas que os alunos já
conhecem de cor.
Professor, quando as atividades de leitura e
escrita realizadas em sala de aula possibilitam a criança participar e
interagir de forma concreta, ela vai ,aos poucos, construindo idéias sobre como
se lê e escreve, por isso não se preocupe em encher o quadro com atividades
longas e cansativas para o aluno responder , o mais importante, porém, é
trabalhar com atividades que permitam aos alunos refletirem acerca
da leitura e escrita e para isso a qualidade das atividades torna-se mais
importante que a quantidade.
No laboratório de informática:
§ Peça que os alunos ilustrem as poesias de Vinícius
no Tux;
§ Oriente os alunos a escreverem as letras dos
poemas no Writer.
§ Imprima os textos e as imagens produzidas pelos
alunos.
§ Produzam um livro de poemas com os materiais
do lied (imagens e texto) e apresentem uma cantata com as músicas
aprendidas, para a comunidade escolar.
§ Grave as poesias cantadas em CD e distribua entre
os alunos(eles vão adorar!).
Recursos Complementares
Origami :
Vídeo Arca de Noé (vídeo)
O Pato Pateta (vídeo)
A Casa (vídeo)
A Pulga (vídeo)
A FOCA (vídeo)
Avaliação
§ A avaliação , processual e contínua , deverá ser
realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação,
participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise
reflexiva constante das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que
assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos
alunos e fazer as intervenções necessárias.
§ Elaborar um portfólio individual, em relação a
evolução da escrita,
que mostre o que cada aluno aprendeu durante o
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário